10 alimentos que ajudam a melhorar o sono

Nos sentimos renovados e ativos depende, em grande media, por dois fatores importantes: o sono e a alimentação. Manter uma boa saúde física e mental é determinada pelo estilo de vida que levamos.

Se dormir e comer você trata como uma mera atividade comum, deve considerar algumas medidas para estimular um bom descanso. Por exemplo, não usar dispositivos eletrônicos à noite que possam alterar a nossa mente, assim como evitar a ingestão de alimentos pesados e gordurosos.

Aparelhos eletrônicos como influenciam na qualidade do sono?

Por tudo isso, é devido estar e ser consciente de que o uso de aparelhos eletrônicos a certas horas do dia pode provocar em nós diversos sintomas. Um destes sintomas que aparecem com mais frequência é a insônia.

Deste modo, é possível ver como os aparelhos eletrônicos, sendo o mais comum o móvel, influenciam o sono dos que costumam usá-los muitas vezes. Também é conveniente apontar quem são os usuários mais comuns desses aparelhos, sendo desde adolescentes até jovens adultos são os que mais horas passam junto a seus smartphones, os tablets ou computadores.

Alimentação têm a ligação com o sono ?

Uma boa alimentação é a chave para evitar problemas de sono, como a insônia. De acordo com especialistas, alguns alimentos podem ajudar a alcançar um descanso ideal.

Este tipo de alimentos que contêm propriedades que atuam sobre o sistema nervoso, e estimulam a liberação de substâncias químicas, como a melatonina e a serotonina, relacionadas com o relaxamento e a qualidade de sono. Aqui, alguns deles.

1. Aveia: Recomenda-se consumi-lá duas ou três horas antes de dormir. Ajuda a relaxar o corpo através da produção de melatonina.

2. Amêndoas: Contêm triptofano e magnésio, duas substâncias capazes de induzir o sono.

3. Mel: Produto rico em glicose, a qual diminui a função de orexina, substância relacionada com a vigília.

4. Pão integral: Possui vitaminas B1 e B6, presente em cereais integrais. Esta última intervém na produção de substâncias cerebrais encarregadas de regular o humor, como a serotonina.

5. Cerejas: Assim como a aveia e as nozes, as cerejas são uma fonte natural de melatonina.

6. Chá de ervas: A camomila e lavanda, assim como o limão e a passiflora, possuem propriedades relaxantes e sedativas. Proporcionam um melhor descanso e ajudam a conciliar o sono.

7. Chocolate preto: Estimula a produção de serotonina, hormônio que relaxa o corpo e a mente.

8. Banana: Além de ser rico em nutrientes, estimula a melatonina e a serotonina. Além disso, fornece magnésio e potássio, relaxantes musculares e nervosos.

9. Leite quente: Contém triptofano, um aminoácido essencial para a produção de melatonina e serotonina.

10. Frango: É igual ao leite e as amêndoas, contém triptofano.