10 Dicas caseiras para reduzir o colesterol ruim no sangue

Existem dois tipos de colesterol que se encontram no corpo humano: bom e ruim. Se você tem alto o colesterol ruim, conhecido também como lipoproteína de baixa densidade (LDL), aumenta o risco de ter diabetes ou doenças do coração.

A boa notícia é que você pode controlá-lo antes que seja demasiado tarde, usando alguns remédios caseiros. Conforme explica a doutora Giselle Lugar, os níveis de colesterol elevado podem conduzir ao desenvolvimento de arteroesclerosis. Isso acontece quando se acumulam gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e formam estruturas duras chamadas placas.

Com o tempo, essas placas podem obstruir as artérias e provocar doença, acidentes vasculares cerebrais, assim como os sintomas ou distúrbios no organismo como tonturas, taquicardia, dor de cabeça e outros. Do mesmo modo, a especialista sugere que, para baixar o colesterol mau definitivamente deve comer de forma saudável e manter um estilo de vida saudável e ativo (que inclui exercício constante).

Assegura que fazer mudanças em seu estilo de vida e hábitos alimentares são apenas algumas das coisas que você pode fazer para ganhar a batalha ou até mesmo prevenir o colesterol alto.

Estes remédios caseiros não te custará muito dinheiro e são os melhores aliados. Abaixo selecionamos algumas dicas fáceis de realizar em casa e que ajudam muito a diminuir o colesterol.

1. Se você gosta de comer arroz, substituir o branco por arroz de café. Os estudos demonstraram que pode ajudar a reduzir a produção de colesterol ruim e manter-se dentro dos níveis normais.

2. É importante notar que existem diferentes tipos de alimentos que as avós usavam quando cozinhavam para reduzir o colesterol, como o brócolis, a cebola, o dente-de-leão, as cenouras cruas, a aveia, espinafre, o mel, as amêndoas, as nozes, o pólen, o azeite de oliva.

3. Serve para reduzir o colesterol, o suco de laranja com azeite: para prepará-lo, você deve apertar duas laranjas e adicionar o azeite com o suco. Recomenda-Se tomar um copo em jejum.

4. Comer um punhado de sementes de linhaça impede que o colesterol grude nas artérias.

5. Misture 150 gramas de agrião, pré lavagem, juntamente com o suco de um limão e adicionar água suficiente, é uma excelente forma de combater o colesterol. Tome um copo deste suco diariamente.

6. Também é benéfico consumir germe de trigo diariamente, já que é rico em gorduras benéficas que colaboram na redução do LDL no sangue.

7. Comer frutas, já que tem um efeito redutor do colesterol ao ter pectina.

8. Evitar as gorduras saturadas como as carnes de vaca e de porco, margarina, queijo, manteiga, leite integral e óleo hidrogenado, e substituir esses alimentos por peixes, aves, produtos lácteos com baixo teor de gordura e óleo de oliva.

9. Evite fritar os alimentos e, em seu lugar, usar outras técnicas para cozinhar como ferver ou cozinhar a vapor, assar ou fazer grelhado ou recorrer ao wok.

10. Evitar o excesso de peso, já que a obesidade está associada com níveis altos de colesterol e triglicérides.